Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Terça-Feira, 07 de Maio de 2024 - 18:46
Moeda
Dólar - BRL 5.0751
Libra - BRL 6.351
Euro - BRL 5.4541
Bitcoin - BRL 209250,95

03/01/2016 as 15:10:13 | por Portal Do Tabaco |

Safra do tabaco terá queda de 20% 2015/16

Souza Cruz iniciou o período de compra do tabaco produzido na atual safra.

Fotografo: divulgação
...
Sem Legenda

Santa Cruz do Sul/RS – O volume de tabaco produzido nos três estados do Sul do Brasil vai encolher pelo menos 18% na safra 2015/16 em relação ao ciclo anterior. O cálculo é da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e foi divulgado nesta segunda-feira pelo presidente da entidade, Benício Werner. O grande vilão é o fenômeno climático El Niño, que aumentou consideravelmente o volume de chuvas na região.

De acordo com o presidente da Afubra, de agosto até agora foram 37 mil notificações de danos em lavouras de tabaco nos três estados do Sul. O número é 47% maior que o registrado na safra passada, quando 25,1 mil plantações haviam sido atingidas pelo granizo.

As regiões de Irati (PR) e Venâncio Aires (RS) foram as mais prejudicadas. “Em Irati e municípios vizinhos o número de lavouras atingidas saltou de duas mil na safra passada para 6 mil na atual e, em Venâncio, de 1,5 mil para 3,5 mil”, exemplificou. Benício Werner acredita que até a próxima semana os técnicos da Afubra deverão concluir a avaliação das lavouras.

O presidente da Afubra explica que, além dos temporais, o excesso de umidade registrado nas últimas semanas também compromete a produtividade da safra ao reduzir o peso das folhas. Com isso, a expectativa é que o volume total produzido no Sul do Brasil fique em aproximadamente 580 mil toneladas. Na safra 2014/15 a produção chegou a 698 mil toneladas.

Principal polo de produção de tabaco no País, o Vale do Rio Pardo soma perdas ainda mais significativas. Conforme a Afubra, a quebra pode chegar a 25% na região. “A produtividade está bem menor e, com isso, o produtor terá perda de receita também”, analisa o presidente da Afubra.

granizo

VENDA DA SAFRA

Até agora apenas a Souza Cruz iniciou o período de compra do tabaco produzido na atual safra. As demais empresas devem abrir a comercialização a partir do dia 11 de janeiro. A Afubra avalia que a queda na produtividade pode facilitar a negociação do produtor com a indústria na hora da entrega.

“A oferta menor de produto no mercado deveria facilitar as negociações com a indústria, mas já vimos que teremos as mesmas dificuldades do ano passado. O produtor é que pode sair ganhando com isso, fazendo uma venda média mais alta”, acrescentou o presidente da Afubra.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital