Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Domingo, 28 de Abril de 2024 - 22:57
Moeda
Dólar - BRL 5.1176
Libra - BRL 6.4144
Euro - BRL 5.5599
Bitcoin - BRL 209250,95

01/12/2023 as 05:52:51 | por Sinval Campelo |

PF realiza busca e apreensão em residência de empresário de Mafra na Operação Lesa Pátria

Investigado pode responder pelos crimes de abolição violenta do Estado, golpe de Estado e danos ao patrimônio público

Fotografo: divulgação
...
Sem Legenda

O empresário mafrense Ney Altmaier, está entre os alvos da 22ª Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar os suspeitos de envolvimento, financiamento ou de fomentar os atos de vandalismo de 8 de janeiro em Brasília. A operação foi deflagrada pela Policia Federal (PF) sob o comando do Ministério da Justiça.

Esta operação é um desdobramento de várias fases, deflagrada em janeiro deste ano, 2023. A primeira etapa da Operação Lesa Pátria foi a maior operação policial do país e os policiais realizaram várias prisões preventivas e 13 mandados de busca e apreensão, naquela ocasião. As medidas foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) primeiramente para os estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo, onde as investigações recaiam sobre empresários que, supostamente, teriam financiado atos golpistas patrocinando a permanência de milhares de pessoas em frente de Quarteis do Exército. Na sequencia das fases, as investigações recaíram sobre apoio às mobilizações, com o intuito de fomentar a ida de milhares de pessoas à Brasília, com saída de suas cidades dia 7 de janeiro para se unirem aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que se encontravam acampados na frente do QG do Exército no DF. O ato foi considerado antidemocrático pelo STF.

Os alvos são investigados pelos crimes de “abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou a PF. Os valores do vandalismo praticado no dia 8 de janeiro, no total chegam a R$ 40 milhões.

Santa Catarina

Na manhã desta quinta-feira (30) a Polícia Federal iniciou a 22ª fase da Operação Lesa Pátria e logo cedo esteve na residência do empresário Altmaier e o interrogou sobre sua participação nos movimentos que antecederam a invasão de vândalos nos prédios dos três poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Foi determinado a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. O SBCSul não obteve a informação se policiais levaram computadores e celulares do empresário para perícia.  

Os 25 mandados de busca e apreensão nesta fase da operação deflagrada nesta quinta-feira, 30, aconteceram nos estados de Santa Catarina e Minas Gerais. Três mandados de prisão preventiva foram no município de Uberaba, no estado mineiro e busca e apreensão de documentos nos municípios catarinenses de Criciúma (2), Mafra (1), Jaraguá do Sul (1), Pomerode (1), Brusque (1), Gaspar (1), Apiúna (1), Rio do Sul (1), Armazém (1), Caçador (1), São José (1), Florianópolis (1), Garopaba (1) e Blumenau (1).

 

O SBCSul tentou durante nesta quinta-feira contato com o empresário mafrense, mas sem êxito. As informações primeiramente foram divulgadas pelas redes sociais já por voltas 6h da manhã desta quinta-feira (30) e posteriormente confirmadas pelas fontes do SBCSul.

 

Relembre as etapas da Operação Lesa Pátria...https://exame.com/brasil/pf-faz-nova-operacao-sobre-atos-do-8-de-janeiro-em-goias-e-no-piaui/

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital