Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024 - 04:59
Moeda
Dólar - BRL 5.1944
Libra - BRL 6.5119
Euro - BRL 5.5729
Bitcoin - BRL 209250,95

28/02/2024 as 10:08:35 | por G1 |

Grupo criminoso suspeito de criar empresas para financiar tráfico é alvo de operação em MT

A ação cumpriu mandados em Primavera do Leste, Cuiabá, Várzea Grande, Guarulhos (SP) e Rio de Janeiro.

Fotografo: Polícia Federal
...
Segundo a polícia foram encontradas empresas em Primavera do Leste, utilizadas na intermediação de negociações suspeitas
A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) cumpriram 10 mandados de busca e apreensão, durante a Operação Sierra Hotel, que investiga empresas suspeitas de financiar o tráfico de drogas, na manhã desta quarta-feira (28). A ação cumpriu ordens judiciais em Primavera do Leste, Cuiabá, Várzea Grande, Guarulhos (SP) e Rio de Janeiro.
 
Segundo a investigação, foram encontradas empresas em Primavera do Leste, utilizadas na intermediação de negociações suspeitas, com envolvimento de pessoas físicas e jurídicas, de diversas partes do país, no financiamento do tráfico de drogas e crimes relacionados.
 
A investigação começou em junho de 2021, no Rio de Janeiro, quando três pessoas foram presas em flagrante pelo transporte de 470 tabletes de substância análoga à maconha em uma ambulância. De acordo com a polícia, o motorista era acompanhado por dois "batedores", que acabaram identificados como proprietários da substância ilícita.
 
Durante a investigação, foi feito mapeamento das atividades financeiras do grupo criminoso, que demonstrou que empresas ligadas aos proprietários da droga tiveram transações financeiras milionárias no período investigado.
 
O esquema
 
Ainda de acordo com a polícia, ficou evidenciado que a empresa com endereço de cadastro em Mato Grosso, não existia fisicamente e, mesmo assim, teria emitido notas fiscais em volume de empreendimento de grande parte porte, sem qualquer base, com objetivo de mostrar o envio e recebimento de valores de pessoas físicas e jurídicas de vários estados do Brasil.
 
Como artifícios, o grupo criminoso usava a criação fraudulenta de empresas, ou ainda “empresas de fachada”, para acobertar as transações ilegais. Nesses casos, o nome social das empresas era formado a partir das iniciais do nome do responsável que, na realidade, concedia poderes a terceiros, por meio de procuração, para realizar as atividades.
 
Nome da operação
 
O nome faz alusão às iniciais do mentor do esquema criminoso, em virtude de utilizar as iniciais de “laranjas” nas empresas “fantasmas” criadas em nome de terceiros, mas operadas por ele através de procurações.(G1)

Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital