Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024 - 07:19
Moeda
Dólar - BRL 5.0728
Libra - BRL 6.3857
Euro - BRL 5.466
Bitcoin - BRL 209250,95

03/02/2016 as 11:24:36 | por Veja |

Greve de aeronautas e aeroviários afeta voos em 8 capitais e no DF

Infraero contabilizou 264 voos atrasados e 121 cancelados

Fotografo: Divulgação
...
Paralisação pelo reajuste salarial durou duas horas nesta quarta
Os trabalhadores do setor aéreo realizaram uma greve na manhã desta quarta-feira em 12 aeroportos do país - Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Brasília, Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Florianópolis, Curitiba e Salvador. A paralisação, das 6 às 8 horas, afetou cerca de 400 voos. A adesão foi de aeroviários (agente de check-in, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de bagagem, operador de equipamentos) e aeronautas (pilotos, copilotos, comissários, mecânicos e engenheiros de voo). O grupo pede reajuste salarial.
 
A Infraero contabilizou ao todo 264 voos atrasados e 121 cancelados entre os voos domésticos. Em relação às viagens internacionais, foi registrado apenas dois atrasos. Os dados só contemplam os aeroportos da Rede Infraero e os terminais de Brasília, Campinas e Rio de Janeiro, que foram concedidos à iniciativa privada. O aeroporto de Congonhas (SP) é o que teve mais voos atrasados e cancelados, 29 e 31, respectivamente. O balanço se refere a decolagens e pousos programados entre a meia noite e as 10 horas.
 
As categorias rejeitaram a proposta das empresas aéreas, que previa o reajuste parcelado e não retroativo à data-base - dia 1º de dezembro. Os trabalhadores reivindicam o aumento de 11% nos salários e benefícios, que fará a recomposição das perdas inflacionárias nas renumerações. O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), que representa as companhias TAM, Gol, Azul e Avianca, informou que apresentou seis propostas aos trabalhadores, mas todas foram recusadas.
Publicidade
 
Segundo a diretora-executiva do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Selma Balbino, 80% dos aeronautas aderiram à paralisação. "Estamos negociando há quatro meses e meio. Nós flexibilizamos e reduzimos a nossa proposta de 15% para 11% nos itens sociais (vale-refeição, cesta básica, entre outros), e mesmo assim nada avançou. O setor aéreo foi muito beneficiado nas últimas décadas e não querem dar nenhum pedaço desse bolo", afirma Selma.
 
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) diz que é dever da empresa informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo, além de oferecer facilidade de comunicação para atrasos superiores a uma hora; alimentação adequada para atrasos superiores a duas horas e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para atrasos superiores a quatro horas. Os passageiros com viagens marcadas para hoje devem entrar em contato com as companhias contratadas para checar o status do voo.
 
O Tribunal Superior do Trabalho determinou que 80% dos trabalhadores do setor aéreo mantenham suas atividades a partir desta quinta e durante o período de Carnaval. Em caso de descumprimento da ordem, a multa diária será de 100 mil reais.

Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital