Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 09:31
Moeda
Dólar - BRL 5.1447
Libra - BRL 6.4516
Euro - BRL 5.5279
Bitcoin - BRL 209250,95

09/08/2021 as 06:19 | por Boca De Pimenta |

Em tempo de pandemia, vários professores foram demitidos pelo prefeito de Juara.

O fato se arrastou ao longos dos primeiros meses de 2021, enquanto esses professores restaram sem salários.

Fotografo: Boca de Pimenta
...
Foto do fato

Sem muitas análises jurídicas, o prefeito de Juara, Carlos Amadeu Sirena demitiu vários professores que seriam de contratos temporários no município, e os mesmos ficaram a ver navios, ou seja, sem salários em tempo de pandemia, período considerado mais crítico da historia brasileira nos últimos 100 anos.

O prefeito não baseou na Medida Provisória Federal nº. 927/2020 de 06 de março de 2020, bem como a Nota Técnica nº. 001/2020 do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, que dispõe de diversas alternativas estratégicas para atender o “excepcional interesse público, como por exemplo, serviços de saúde, educação e assistências social, preservando de maneira segura a manutenção de serviços essenciais, garantindo a manutenção de serviços públicos, emprego e renda, preservando a dignidade da pessoa humana, regulamentando medidas alternativas de trabalho.

Os professores recorreram aos órgãos de outros poderes como Ministério  Público e Câmara de vereadores no sentido de terem seus danos reparados.

Diante disso, a Câmara de vereadores de Juara criou uma Comissão especial de Educação que analisou o fato por mais de 120 dias de trabalhos intensos e apresentou resultados dos trabalhos, onde os professores com contrato suspensos já estão sendo convocados pela Secretaria Municipal de Educação de Juara para voltarem ao trabalho.

As analises somaram 1.506 páginas de diversos documentos (entrevistas, contratos, termos aditivos, decretos, leis, recomendações) com realização de 14 entrevistas com professores, 04 entrevistas com representantes do executivo, participar de 03 reuniões com professores e gestão municipal, 02 reuniões com professores, 05 reuniões com a gestão municipal, 05 reuniões com vereadores e mais de 20 reuniões específicas da comissão especial que foi constituída pelos vereadores Luciano Olivetto (PL - Presidente), Sandy de Paula (PSL - Relatora) e Dra. Monica Costa (Republicanos - Secretária).

O fato se arrastou ao longos dos primeiros meses de 2021, enquanto esses professores restaram sem salários.

Conheça o teor desse relátorio final:

Relatório Final da Comissão Especial - Resolução nº 195-2021

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital