Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Domingo, 05 de Maio de 2024 - 02:37
Moeda
Dólar - BRL 5.0727
Libra - BRL 6.3662
Euro - BRL 5.4608
Bitcoin - BRL 209250,95

16/03/2016 as 08:54:07 | por Manoel Afonso |

Eleições, Dilma e Lula no cardápio

Eleições, Dilma e Lula no cardápio

Fotografo: Arquivo
...
Divulgação

BEM PENSADO O deputado Marcio Fernandes deu meia volta no projeto de tentar a prefeitura da capital. Aos 37 anos de idade quer aproveitar o 3º mandato para se aprimorar politicamente. Concluiu:  ousadia não pode ser confundida com precipitação.

EM ALTA  Marcio mostrou prestígio na sua filiação ao PMDB atraindo as lideranças  do PSDB, PSB, PRTB, PT do B, PSC, PTB e PR, 12 vereadores da capital,  prefeitos e lideranças interioranas. Foi o ato de filiação que agregou o maior número de lideranças.

REFLEXOS A decisão de Marcio já produz efeitos no projeto do PMDB, com as  opções de André e Marun. A outra alternativa seria uma composição com o PTB de Nelsinho Trad, esquecendo os velhos atritos que motivaram sua saída do PMDB.

APOSTAS  Elas existem na defesa da tese de que a candidatura de Nelsinho atenderia  não só o projeto do PMDB como também os anseios do PSDB. Quem olhar para 2018 vai entender as chances da composição destas duas maiores forças no Estado.  

PSD-CACIFE: 58 vereadores,  os vices prefeitos de Anaurilândia e  de Corumbá, os prefeitos de Bandeirantes e Naviraí, além do deputado Marquinhos Trad. Na capital são  apenas dois os  vereadores: Chiquinho Teles (3.729 votos) e Coringa ( 3.127 votos).

O PILAR de sustentação do partido é o deputado Marquinhos que construiu a trajetória política baseada na capital, onde nas eleições de 2014 obteve 35.007 votos ( 8,20% dos votos válidos), sendo  o mais votado, seguido por Rinaldo com 17.587 votos.

TRAJETÓRIA Iniciada para a vereança da capital de 2004 com 11.045 votos, (o mais votado). Em 2006 elegeu-se deputado estadual com 35.777 votos (5º lugar) e reeleito com a maior votação em 2010 com 56.827 votos. Em 2014 obteve 47.015 votos.

CENÁRIO  É nebuloso pelo fim da aliança PMDB-PSDB,  enfraquecimento do PT, pela falta de apoio político ao atual prefeito Bernal e pelo desgaste da classe política devido aos escândalos que sacudiram a capital nos últimos tempos. Tudo isso conta

DESAFIOS  de Marquinhos: Aproveitar a baixa rejeição das pesquisas para crescer no eleitorado; chegar aos 2º turno sem  atritar com adversários para tê-los como aliados na fase final e montar um arco de alianças com candidatos competitivos a vereança.

E MAIS... Terá que conquistar o eleitor das classes A e B – onde tem restrições, usando de interlocutores (Nelsinho?) que navegam bem por lá. Portanto, agregar será a palavra de ordem de Marquinhos, desarmando-se e repensando alguns conceitos e posturas.

O PARTIDO Seria ele o menos importante, apenas o instrumento para viabilizar uma candidatura? “É relativo!”; na expressão de Justo Veríssimo. Partido com raízes sólidas ajuda. E neste item, Marquinhos estaria em desvantagem em relação aos concorrentes.

‘DELÍRIO’ Apesar da lei sobre o financiamento de campanhas, não se pode ser tão ingênuo imaginando uma campanha baseada no gogó e sola de sapato. Cada postulante, a seu modo, viabilizará o caixa para uma campanha complicada sob todos os aspectos.

NELSINHO  Não foi para o PTB para fazer turismo. É a melhor referência administrativa para se contrapor a Bernal. Ele tem menos resistências partidárias que o irmão.  As filiações ao PTB dos vereadores Edyl, Saci e Chocolate são sintomáticas.

ROSE Não pode ser comparada à ex-senadora Marisa, mas foi importante na vitória tucana na capital. Isso conta! Mas Reinaldo agirá com a razão ou coração levando-se em conta também os cargos disponíveis no pleito de 2018? A decisão ocorrerá neste dia 25.

AYACHE  Cauteloso, sabe; não é hora de avançar o sinal. É novo, vai muito bem à frente da Cassems e aumentará o seu crédito para 2018. Até lá se livra do estigma de  ex-petista conquistando eleitores de novas tendências. Tem futuro político sim senhor!

MAIS UM... Sempre achei que o prefeito Paulo Duarte, de Corumbá, - a exemplo de Ayache - não levava jeito próprio de um petista. Paulinho é político leve, articulado, sem aquele ranço que estamos acostumados a ver no PT, que está descendo a ladeira.

TARDE DEMAIS! O deputado Felipe Orro não ouviu as lições de seu pai? Acreditou  piamente em Dagoberto e deixou o PDT decepcionado. Ora! O deputado quer  reinar só para negociar  as vantagens do apoio do PDT no pleito da capital. É aquele velho filme.

C. KRAMER: “Não foi o PT que inventou a corrupção”. Também não foi o Senna que inventou o automóvel, não foi o Pelé que inventou o futebol, não foi Bach o inventor da música. “É perfeitamente possível ser o melhor naquilo que os outros inventaram”.

MARCO A. VILLA: “A presidente se sustenta no vazio e aprofunda o desastre econômico. Perdeu a capacidade de governar. Quanto mais cedo sair, melhor. Não há  chance de que possa se recuperar. A agonia do PT não pode ser a agonia do Brasil.”

DEMÉTRIO MAGNOLI: “Num país sério, os pedalinhos, esses singelos presentes aos netinhos de Lula, poderiam ser ignorados por policiais, procuradores e juízes...Os pedalinhos não são patrimônios, mas indícios...;chegamos a um projeto internacional que associa poder e dinheiro: a geopolítica do lulismo.”

REINALDO AZEVEDO:“Não se enganem: esses gatos pingados que se dispõem a sair às ruas em defesa de Lula e do PT estão apenas defendendo um meio de vida. Eles conseguiram, afinal, se livrar de uma maldição bíblica, não é mesmo? Ganhar a vida sem trabalhar.”

SERGIO MORO: “Não vai se mudar o sistema e a cultura se formos esperar os governos e políticos; não precisamos deles para criar a iniciativa empresarial interna contra pagamento de propina e  corrupção”. (trecho de sua palestra recente em Curitiba) 

“Se as empresas não pagassem as propinas na Petrobras, os partidos políticos não iriam ver isso com bons olhos.” ( Paulo Roberto Costa)


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital