Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024 - 16:45
Moeda
Dólar - BRL 5.1144
Libra - BRL 6.4144
Euro - BRL 5.4871
Bitcoin - BRL 209250,95

09/01/2020 as 20:06 | por J B |

Campos Neto vê ambiente para aprovar autonomia do BC no 1º trimestre

Campos Neto vê ambiente para aprovar autonomia do BC no 1º trimestre

Fotografo: Reprodução
...
Divulgacao

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (9) ver condições para aprovar, ainda no primeiro trimestre, o projeto de autonomia da autoridade monetária que tramita na Câmara dos Deputados, o melhor que está no Congresso, em sua avaliação.

 

Macaque in the trees
Campos Neto (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

As declarações foram feitas durante apresentação dos resultados da agenda BC, que contempla ações adotadas pelo Banco Central para modernizar o sistema financeiro.

Além do projeto da Câmara, outro que tramita no Senado também pretende diminuir eventuais pressões políticas sobre a autoridade monetária. O que está na Câmara, enviado pelo Executivo em abril do ano passado e apensado a outro, de 1989, é considerado o melhor por Campos Neto.

"[A autonomia] É sempre uma prerrogativa do Legislativo. Quando nós decidimos colocar no primeiro trimestre é porque entendemos que existe um ambiente legislativo propicio para a aprovação", afirmou.

Campos Neto disse que conversa com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que, segundo ele, tem defendido a agenda do BC e que tem tido papel relevante no processo.

O projeto em tramitação na Câmara estabelece que o BC será administrado por uma diretoria colegiada formada por presidente, que perde o status de ministro, e por diretores com mandato fixo, não coincidentes com o do presidente da República. Os nomes ainda precisarão ser aprovados pelo Senado. A fixação de mandatos reduziria a possibilidade de interferências políticas nas decisões adotadas pelo BC.

A expectativa inicial era que o projeto fosse aprovado ainda em 2019, mas, de acordo com o presidente do Banco Central, a pauta concentrada no Legislativo acabou atrapalhando o cronograma. "Nós até discutimos a possibilidade e as prioridades, eu mesmo entendi que saneamento era uma prioridade, e foi feito dessa forma", afirmou, na coletiva concedida após a apresentação.

Por outro lado, Campos Neto criticou qualquer possibilidade de estabelecer duplo mandato para o BC, de fomentar o crescimento econômico, mas mantendo o controle da inflação. "Nossa opinião é de que não entendemos que é uma forma eficiente de operar. Já explicitamos isso diversas vezes", disse. "Acho que a melhor forma de contribuir para crescimento no longo prazo é através do controle de inflação".

O BC explicou ainda a decisão de enviar ao Congresso o projeto de lei que prevê o uso de recursos públicos para ajudar instituições financeiras em caso de grave crise. João Manoel Pinho de Mello, diretor de organização do sistema financeiro e resolução, afirmou que recessões sistêmicas acabam provocando custos fiscais e destruição de valor para a sociedade.

"O custo de não fazer nada é ainda maior. Preserva as atividades de uma instituição, assegurando que controladores, acionistas e grandes detentores de dívida paguem, para, só nesse momento, autorizar aportes do setor público", disse Mello.

Os fundos públicos, no entanto, seriam os primeiros a receber reembolso quando houver recuperação da instituição. Hoje, a Lei de Responsabilidade Fiscal impede o uso de recursos públicos para socorrer bancos, exceto se for aprovada uma lei específica.

Durante a crise de 2008, por exemplo, o governo americano implementou um programa de socorro para evitar que a quebradeira se alastrasse. De acordo com Leite Pereira, a avaliação é de que o custo fiscal para mitigar os efeitos da crise foi elevado.(Danielle Brant/FolhaPressSNG)


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital