01/03/2022 as 16:22 | por Portaldoarinos |
Durante muitos anos, a região em que compreende o distrito de Paranorte, a 140 km da zona urbana de Juara englobando outras localidades mais distantes, como Paredão do Acampamento, Salto da Botina, Japuranã, Gleba São José do Escondido, Beira Rio, Projeto de Assentamento Vale do Arinos (P.A), entre outros foi conhecido como ‘Fim do Mundo, ou Vale dos Esquecidos’ na gíria popular.
Com o passar do tempo, muito aventureiro e guerreiro vieram de outros estados e investiram na região fazendo extração de madeiras, criação de gado, e atualmente cultivo da lavoura. Esse fator fez com que as autoridades municipais, estaduais e federais tivessem mais conhecimentos da região, porém, mesmo assim, quase nada fizeram ao longo desses anos, o maior agravante sempre foi a questão das péssimas condições da estradas que cortam essas regiões.
Em 2021, pensando em um desenvolvimento maior para o progresso de Juara e região, os irmãos paulistanos, Douglas e Diego Paes de Barros que chegaram em Juara na década dos anos 90 iniciaram um projeto ambicioso para a pavimentação dessa rodovia MT 338/417 que liga Juara a Monte Verde passando pelo distrito de Paranorte.
O projeto inicial ficou orçado em R$ 1.142.225,70 (um milhão, cento e quarenta e dois mil, duzentos e vinte e cinco reais e setenta centavos).
Assim que surgiu a ideia, mediamente, os irmãos procuraram a Associação dos Moradores e Produtores de Leite de Águas Claras (AMPLAC) para formar a parceria, já que todo recurso arrecadados dos poderes municipais, estaduais e federais, bem como doações de voluntários teria que ser depositado na conta de uma associação.
Para isso foram criados 02 (dois) grupos de whatsapp para arrecadar doações em gado e dinheiro, e a ideia foi tão brilhante, que logo nos primeiros meses as doações foram surpreendentes, e em uma local improvisado na Fazenda Mandassaia dos irmãos paulistanos, Douglas e Diego foi realizado o primeiro leilão com o gado arrecadado que teve uma participação maciça dos colaboradores e outros voluntários.
Ainda em dezembro do ano de 2021, a empresa SM Engenharia foi a contratada fazer o projeto da obra das Rodovias 338/417 que compreende de Juara até a entrada da Beira Rio.
Em seguida, uma parcela de R$ 447.654,12 (quatrocentos e quarenta e sete mil, seiscentos e cinquenta e quatro reais e doze centavos) foi depositado na conta da empresa.
AMPLAC – Associação dos Moradores e Produtores de Leite de Águas Claras e protocolou na SINFRA, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística em fevereiro, o projeto da primeira etapa do asfalto da MT 338, sentido Juara, Águas Claras e mais 10 Km em direção às Aldeias indígenas.
O sonho está se tornando realidade a cada dia, e as conquista estão chegando.
Segundo o engenheiro civil e projetista, Fabrício Segura, a 2ª etapa do projeto que compreende esse trecho deverá ser protocolado na SINFRA no próximo dia 18 de março, conforme rege o contrato.
O projeto foi protocolado como doação na Superintendência de Projetos da SINFRA, em nome do Secretário Marcelo Oliveira, o Marcelo Padeiro, com o número SINFRA TER 2022.
Douglas Paes de Barros, um dos líderes do projeto tem feito várias viagens a capita do Estado, onde já conversou com vice-governador, deputados estaduais em busca de recursos que, inclusive já estão assegurados até mesmo para a 2ª etapa do projeto.
Em Juara, várias reuniões já foram realizadas com prefeito de vereadores que somam parceria com contra partida para que o projeto se concretize, e assim tem aumentado cada dia mais a credibilidade do projeto e adesão de novos colaboradores, uma vez que a diretoria da AMPLAC é composta por pessoas idôneas e com grande responsabilidade, conforme ressaltou Douglas que atua como líder do projeto.