Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 21:35
Moeda
Dólar - BRL 5.1167
Libra - BRL 6.3944
Euro - BRL 5.4782
Bitcoin - BRL 209250,95

03/06/2022 as 16:03 | por Portaldoarinos |

Academicos da Unemat de Juara manifestaram contra cobrança de mensalidade em universidades públicas

Outro motivo seria que a cobrança de mensalidade poderia diminuir a desigualdade social no Brasil.

Fotografo: Portal do Arinos
...
Foto da ação

Na noite desta quinta-feira, dia 02 de junho de 2022, acadêmicos da Unemat Campus de Juara se reuniram em uma infestação passiva, onde percorreram parte da Avenida Rio Arinos em Juara.

Segundo o acadêmico da Unemat, Felipe Paim Garcia, a finalidade do manifesto foi protestar contrário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2019, que propõe cobrança de mensalidade em universidades públicas.

A ação que tramitava na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados se encontra arquivada, mas no entanto, com a finalidade de precaver que ela seja desarquivada, os acadêmicos já estão mostrando suas indignações contra a ação.

O que propõe a PEC 206/2019

A PEC defende que as instituições públicas de ensino superior devem cobrar mensalidade, isentando os estudantes que não têm condições.

De acordo com a PEC, o dinheiro arrecadado pelas universidades seria utilizado para gerir o próprio custeio, como, por exemplo, pagamento de luz e água, e melhoria da infraestrutura. Outro motivo seria que a cobrança de mensalidade poderia diminuir a desigualdade social no Brasil.

Em síntese, a ideia da PEC 206/2019 é manter a gratuidade a alunos que comprovassem não ter recursos para arcar com a mensalidade. Para isso, os jovens deveriam passar por uma comissão que avaliaria caso a caso.

Os acadêmicos disse que são contrários a esse ideia e defenderam a tese de que, Universidade pública tem que continuar gratuita para todos, e durante o manifesto em Juara contaram com apoio de alguns professores, entre, o professor Saulo Augusto de Moraes e outros, e ainda com apoio da vereadora, Luciane Buindchen de Porto dos Gaúchos que disse ser a favor dos acadêmicos e por isso veio prestar seio apoio.

O manifesto teve início às 19:00h, entre a Avenida Airton Sena e a Avenida Rio Arinos e finalizou na Praça dos Colonizadores, sendo acompanhado por carro de som, onde os manifestantes carregaram faixa e cartazes com dizeres contrário a preposições da PEC 206/2019.

Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital