Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 14:55
Moeda
Dólar - BRL 5.1505
Libra - BRL 6.4145
Euro - BRL 5.5108
Bitcoin - BRL 209250,95

14/08/2021 as 16:38 | por Portal Do Arinos |

Você precisa conhecer Juara, uma cidade na região do Vale do Arinos, noroeste de Mato Grosso

O aniversário de emancipada de Juara é comemorado em 14 de dezembro.

Fotografo: Foto extraída do vídeo produzido pelo professor Aparecido Silva (Cido Silva)
...
Foto do fato

Menina moça, uma das versões é de que sua origem vem da língua tupi, sendo simplificando o nome de Juara, é assim que se intitula a cidade de médio porte situado na região do Vale do Arinos, noroeste do Estado de Mato Grosso.

Fundada em 14 de julho de 1981 há 40 anos, a terra sagrada e produtora foi elevada à categoria de município com a denominação de Juara através da Lei Estadual nº 4.349 de 23 de setembro de 1981 e foi desmembrado do anfitrião município de Porto dos Gaúchos, situado na mesma região.

O aniversário de emancipada de Juara é comemorado em 14 de dezembro.

Segundo o senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, Juara tem uma população de 34.815 mil habitantes, e sua área territorial é 21.430 km quadrados, com uma das maiores áreas viárias do Estado de Mato Grosso.

A econômica é fortalecida por vários segmentos comerciais, como casas agropecuárias, comércios de implementos agrícolas, supermercados, lojas conveniências e lanchonetes, além de outros diversos segmentos de comércios.

Na década de 1.970 à 1.980, a economia juarense foi mantida pela lavoura de café, feijão, arroz e milho.

Depois por 30 anos, a economia de Juara foi aquecida pela extração da madeira, mas, com o passar do tempo, as lavouras foram substituídas pelas pastagens, onde o município se tornou a capital do gado.

Com o ciclo baseados na aplicação das novas leis ambientais, atualmente, Juara tem sua economia baseada na agricultura e pecuária, além de dezenas de segmentos comerciais dos mais diferentes setores.

Meio Ambiente e Turismo:

Juara tem fauna e flora exuberante, além de vários pontos com potenciais turísticos por ser banhada pelos Rios Arinos, Rio dos Peixes e rio dos Sangues entre outros de menores portes mais com grandes potenciais para pesca e turismo.

Em Juara tem:

Polícia Judiciária Civil e Militar

Pólo da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

Escola Estadual Militar

Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

04 polos de faculdades particulares

Várias agencias bancárias e cooperativas de créditos

Museu do Vale do Arinos

Tem Associação dos Criadores do Vale do Arinos (Acrivale) que agrega valores econômicos e sociais com vários associados do agronegócio e realiza uma das maiores festas agropecuárias do Estado.

Ligação a Capital:

A rodovia BR 242 que se torna a Rota leste-oeste é uma das grandes malha viária que corta os municípios de Sorriso, Juara, Juruena, Cotriguaçu e Colniza, e possibilita ao todo a integração de pelo menos 12 municípios, desta forma felicitando o acesso mais rápido a capital do Estado.

O rebanho bovino de todas essas regiões soma em torno de 4.300 (milhões e trezentas mil cabeças) distribuídas em 14.500 propriedades com uma população estimada em 300 mil habitantes divididos em 12 municípios.

Gestão atual:

Atualmente, o município de Juara é administrado pelo prefeito, Carlos Amadeu Sirena, formado em zootecnia e pelo empresário do ramo farmacêutico, Valdinei Olanda de Moraes (Nei da Farmácia), que tem se dedicado as causas públicas com execução de várias obras asfáltica através de convênios estaduais e federais.

Possui ainda uma câmara de vereadores atuante composta por legisladores dedicados com alto padrão de formação, que junto com o prefeito tem buscado melhorias em obras, infraestruturas, saúde pública, lazer e outras para Juara.

https://www.facebook.com/watch/?extid=WA-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&v=626440654648115


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital