Fotografo: Portonoticias
...
Reunião

Através de iniciativa da Sematur – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Porto dos Gaúchos, foi realizado na noite de sexta-feira, 07 de junho, uma reunião na câmara de vereadores para tratar sobre a criação do “Projeto Amigos do Rio Arinos”.

Durante a reunião se discutiu a fiscalização, conscientização e limpeza das margens e leito do rio, sobre fiscalização e conscientização da pesca predatória e a soltura consciente de espécies de peixes nativas da bacia no rio Arinos.

A ação tende a ser realizada nos 101 Km da extensão do Arinos, dentro do território portogauchense, desde a Barra do Rio Mestre Falcão, até a divisa com município de Itanhangá.

O vereador Professor Enos (PT), chamou a atenção para além dessas propostas fazer uma ação mais abrangente no combate ao desmatamento de mata ciliar, e também se posicionou na defesa do rio no tocante à eminencia da construção da Usina UHE Castanheira.

A Vereadora Kelly Duarte (DEM), também esteve presente, solicitou que seja feita campanhas educativa sobre a preservação do rio nas escolas, e pediu que as crianças e adolescentes também possam ser membros do Projeto Amigos do Rio Arinos, pois o futuro do rio depende de todos e principalmente das crianças e jovens hoje.

Mapeamento dos pesqueiros existentes no rio, fiscalização na extração de minhocas nas barrancas do rio, que também é predatória, foram algumas das sugestões colocadas por munícipes durante a reunião.