Fotografo: Vereador Rodrigo Marques
...
Fotos da vistoria

Na tarde desta quarta-feira, dia 25 de setembro, o vereador Rodrigo Marques (DEM) e o prefeito Silvano Pereira Neves foram até a lagoa de confinamento de bovinos que fica situado na MT 338 pertencente ao município de Novo Horizonte do Norte com a finalidade de realizar uma vistoria no local.

Segundo o vereador a motivação da vistoria se deu em virtude das denuncias de moradores daquela localidade a respeito da mortandade de peixes no córrego Água Boa que passa nos fundos das propriedades.

Os peixes, segundo os moradores  teriam surgidos mortos nas aguas do córrego na manhã de domingo, dia 22 de setembro, e os motivos ainda seriam incertos, mas havia suposição de que o fato teria ocorrido devido ao vazamento de uma das lagoas de decantação do confinamento.

Após as vistorias, o Rodrigo Marques disse que a principio não foi constatado nenhum vazamento, o que pode ter causado a grande quantidade de mortes de peixes possa ser os dejetos derramado anteriormente no córrego, quando estourou a lago e que poderiam estar acumulados.

Com estava há muito tempo sem chuva, a suposição é de que tenho sido distribuídos nas aguas e causados a morte dos alevinos.

"Fizemos a nossa parte como autoridades do municipio, atendendo assim o clamor dos reclamantes, e acreditamos que medidas deverão ser tomadas para que o caso seja investigado", disse o vereador Rodrigio.

Já o prefeito Silvano ressaltou que a principio na vistoria não há como afirmar técnicamente se houve ou não vazamentos e que somente orgãos competentes para esses fins poderão fazer análises conclusivas do fato.

A partir de agora, a promotoria de justiça pública de Juara através do promotor Herbert Dias Ferreira que está respondendo interinamente pela Comarca de Porto dos Gaúchos o qual pertence Novo Horizonte do Norte abriu procedimento investigativo exigindo laudos da secretaria estadual de meio ambiente (Sema) para saber as reais causas.