Fotografo: Reprodução/google
...
foto meramente ilustrativa

O instituto de Defesa Agropecuária (INDEA) de Juara se prepara para mais uma etapa da vacinação contra a febre aftosa, primeira etapa de 2019 que inicio no dia 01 de maio.

O médico veterinário do Indea de Juara, Francisco Valtenio Sales (Chico do Indea) explica que a etapa desse ano ocorrerá com as novas alterações que foram feitas através do Ministério da agricultura com objetivo de melhor a qualidade genética do rebanho bovino e sobre tudo evitar lesões nos animais vacinados, abscessos e melhorar ainda a qualidade da carcaça bovina.

A mudança segundo, Chico do Indea deveria ter ocorrido na última etapa de novembro de 2018, porém, os laboratórios não garantiram a produção necessária para atender a demanda geral.

Para este ano, os produtores deverão adquirir a vacina de apenas 02 ML, sendo que antes era de 05 ML, agora proibida por lei.

Em Juara, todas as revendas de vacinas foram notificadas pelo Indea para que se adequasse sobre a nova regra, e esse prazo termina no dia 30 de março para dar um destino as antigas vacinas de 05 ML que estão proibidas.

O veterinário informou que apenas o Estado de Rondônia ainda utilizará a vacina de 05 ML para imunizar seu rebanho, os demais não poderão mais utilizar.

A alerta é para que  nenhum produtor possua estoque de vacina, porque para que isso ocorra seria necessário que esses produtores possuem câmara fria, motor gerador e termômetro, no entanto, em Juara não existem produtores cadastrados para possuir estoque de vacina.