Fotografo: Reprodução/google
...
foto meramente ilustrativa

A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) da secretaria de saúde, Cristiane Ávila concedeu a nossa reportagem e explicou que o órgão continua realizado campanha de prevenção de combate as ISTs, que são as infecções sexualmente transmissíveis, com ações realizadas nas drogarias da cidade.

Segundo Cristiane, o objetivo desse trabalho é saber se pessoas, especialmente as mulheres estão usando preservativo na relação sexual, o que foi constatado que provavelmente não estão usando, ou então está havendo rompimento dos preservativos, porque de acordo com ela, aumentaram as vendas da pílula do dia seguinte nas farmácias de drogarias da cidade.

A pílula do dia seguinte é um medicamento contraceptivo, que é ingerido após uma relação sexual sem preservativo, e o aumento nas vendas desse medicamento começa a preocupar a equipe da secretaria de saúde do município, que está tentando conscientizar as pessoas com vida ativa sexual a fazer o uso do preservativo, que além de prevenir contra gravidez, é o essencial remédio para evitar contaminação de doenças sexualmente transmissíveis.

A coordenadora informou que, as pessoas que tiveram algum tipo de duvida sobre isso deverá procurar a rede pública de saúde para fazer testes para saber se está infectado ou não com esse tipo de infecção.

O CTA faz exames de testes rápidos, orientar as pessoas a se prevenirem, não só contra uma gravidez indesejada, como em relação à Infecções Sexualmente Transmissíveis, como Hepatite HIV Aids, sífilis, entre outras doença e tudo de forma gratuita.