Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 19:55
Moeda
Dólar - BRL 5.1167
Libra - BRL 6.3944
Euro - BRL 5.4782
Bitcoin - BRL 209250,95

23/09/2015 as 12:12:41 | por Da Redação |

Rio Brilhante comemora 86 anos neste sábado com entrega de obras e show popular

Às 9h da manhã o prefeito Sidney Foroni entrega a obra do Centro de Educação Infantil.

Fotografo: Divulgação
...
Praça Dr Boaventura, considera uma das mais bonitas de Mato Grosso do Sul, conhecida como a Praça das Orquídeas

O município de Rio Brilhante comemora neste sábado, 26 de setembro, 86 anos de emancipação político-administrativa com entrega de obras, atividades esportivas e culturais.

Às 9h da manhã o prefeito Sidney Foroni entrega a obra do Centro de Educação Infantil construída próximo à rodoviária e logo depois inaugura a nova Praça do Rotaract. No período da tarde acontecerá o Torneio HandRio de Handebol no Ginásio de Esportes e às 16h no Estádio Ninho da Águia a final do Campeonato Municipal de Futebol Amador.

A partir das 19h na Praça Dr. Boaventura acontecerá o primeiro Festival de Bandas e Fanfarras e depois shows com a Banda Fonte Luminosa do Paraná e com a cantora Carol Machado e grupo.

A programação de aniversário começou no dia 18 com um passeio ciclístico e a inauguração dos prédios do correio e da subprefeitura de Prudêncio Thomaz (Aroeira).

HISTÓRIA

Rio Brilhante tem sua história ligada à República Paraguaia. Seu primeiro morador foi o mineiro Antônio Gonçalves Barbosa, que chegou em 1835, na região denominada "Campos de Vacaria".

Em 1900 Francisco Cardoso, considerado o fundador do município, ergueu um cruzeiro, marcando assim o nascimento de uma comunidade. Em 26 de setembro de 1929, aconteceu à promoção de Entre rios a município, iniciando sua independência político-administrativa. Mais tarde em 1943, teve seu nome mudado para Caiuás, em consideração à tribo indígena primitiva da região.

A mais recente alteração em seu nome deu-se em 30 de setembro de 1948, passando a denominar-se Rio Brilhante, em homenagem ao rio que irriga suas áreas e faz limite do lado sul.

Em 2011, por lei municipal e estadual Rio Brilhante recebeu o título, sendo reconhecida a Capital do Chamamé, com o objetivo de resgatar as raízes musicais de Mato Grosso do Sul, valorizando assim os artistas que aqui residem e trabalham com muito amor e respeito à sua origem e com o intuito de firmar-se como um marco cultural no calendário de eventos de toda a região. Nos dias 27, 28 e 29 de setembro será realizada a 3° edição do Festival Internacional do Chamamé.

Com uma exuberante hidrografia e a terra roxa, o município que está localizado a 161 quilômetros de Campo Grande tem na agricultura o diferencial em sua economia. Rio Brilhante é conhecida como a Capital do Arroz Irrigado, grande produtora de soja, milho e com a instalação de três usinas, a cidade tem a segunda maior área plantada de cana do Brasil. Essas atividades agrícolas garantem emprego e movimentação ao comércio local. Rio Brilhante ainda é considerado o 32º município brasileiro, ficando entre os 50 maiores geradores de valores.

Rio Brilhante é o 2º maior produtor de cana do país, aponta IBGE. Na região centro-oeste, Rio Brilhante é líder absoluto, seguido de Nova Alvorada do Sul e do município goiano de Quirinópolis. No ranking nacional, as duas cidades ocupam, respectivamente, a sétima e oitava maior produção.

Dona da sétima economia de Mato Grosso do Sul Rio Brilhante tem vivido uma nova realidade e momentos de pleno desenvolvimento. Rio brilhante chega aos 86 anos com uma economia forte e pujante, gerando empregos e novas oportunidades de negócios e trabalho para sua gente.

Revitalização da Praça Dr. Boa Ventura, reconhecida em todo estado como praça das orquídeas, investimento esse para manter a praça central a mais bonita do estado, ressaltando seu apreço a orquídea, nativa brasileira mais popular e desejada dos últimos tempos. “A nossa meta é chegar a quatrocentas mudas de orquídeas na praça”, disse Foroni.

A prefeitura acompanha esse ritmo de desenvolvimento, investindo na infraestrutura urbana e social e gerando qualidade de vida para quem mora na cidade e também no campo. Saúde cada vez mais confiável, educação de qualidade, novas moradias, centros de educação infantil e modernização do centro.

O município é parceiro de quem investe e produz, incentivando a produção agroindustrial. A drenagem e pavimentação do Pró-Moradia 14 é a maior obra de infraestrutura da historia de Rio Brilhante. Só ele garante R$11 milhões em progresso para o município.

A administração local segue com a concretização do asfalto no Distrito de Prudêncio Thomaz e no Bairro Pro Moradia XIV para firmar os compromissos feitos com a população e garantir boas vias de acessos para locomoção desses cidadãos.

 

PROGRAMAÇÃO

21 a 28 de Setembro

Exposição de fotos e painéis históricos da Companhia Matte Larangeira Câmara Municipal

23 de Setembro

Final do Campeonato Municipal de Futebol de Salão – Prefeito Theofanes Centro Esportivo Luiz Alberto Lima Portel.

18h30h Primeira Audiência Publica – Projeto Ministério Público pela Educação – MPEDUC – na Câmara Municipal.

24 de Setembro

19h Sessão Extraordinária – Câmara Municipal

Votação de projeto de lei para nomenclatura de diversas ruas do município

Plenário Senador Ramez Tebet

Final do campeonato Municipal de futebol de Salão – Prefeito Theofanes Centro Esportivo Luiz Alberto Lima Portel.

25 de Setembro

8h Campeonato Escolar de Futebol Infantil – Pequenos Cativantes Barbosão

19h Salão Paroquial -  Formatura cursos de qualificação profissional

Parceria SENAC e SENAI

Feira e Exposição de Orquídeas – Praça Dr. Boa Ventura (25 a 27)

19h Show Gospel com Heloisa Rosa e entrega da premiação dos vencedores do Concurso Gospel – em frente à Praça Central

19h (sexta-feira) – Sessão Solene

Outorga de títulos de “Cidadão Rio-brilhantense”

Plenário Senador Ramirez Tebet, Câmara Municipal

26 de Setembro

9h Entrega do centro de Educação Infantil/Creche (próximo à rodoviária)

10h Entrega da Praça do Rotaract

13h 1°Torneio Hand-Rio Handebol – Ginásio de Esportes Luiz Lima Portel

16h Final Campeonato Municipal de Futebol Amador – Ninho da Águia.

19h 1° Festival de Bandas e Fanfarras Municipal – em frente á Praça Central

19h Show com a Banda Fonte Luminosa do Paraná – em frente à Praça Central

20h30 Show com Carol Machado e Grupo – em frente à Praça central

27 de Setembro

8h Circuito das areias – Beach Soccer – Centro Esportivo Felix Arévalo

13h 1°Torneio Hand-Rio Handebol – Ginásio de Esportes Luiz Lima Portel


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital