Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 21:29
Moeda
Dólar - BRL 5.1599
Libra - BRL 6.452
Euro - BRL 5.5442
Bitcoin - BRL 209250,95

22/02/2016 as 08:34:54 | por BBC Brasil |

Resultado parcial indica derrota de Evo Morales em referendo por quarto mandato

Resultado parcial indica derrota de Evo Morales em referendo por quarto mandato

Fotografo: Arquivo
...
Divulgação

Resultados preliminares e projeções de institutos privados apontam que o presidente da Bolívia, Evo Morales, sofreu sua primeira derrota eleitoral em 10 anos.

A Bolívia foi às urnas neste domingo em um referendo, convocado para decidir pela modificação ou não de artigo da Constituição do país que determina que presidentes do país só podem concorrer a uma reeleição.

Com 72,5% de votos apurados, o TSE (Tribunal Supremo Eleitoral) do país anunciou que o "não" vencia com 56,5%, enquanto a opção pelo "sim" chegava a 43,2%.

Segundo estimativas de institutos de pesquisa de opinião, o percentual do voto "não" deverá ficar entre 51% e 52,3%.

Porta-vozes do governo da Bolívia descartavam uma declaração oficial sobre o referendo na madrugada de segunda-feira, devido à margem apertada na votação. Afirmavam que havia uma situação de "empate técnico".

Líderes da oposição, por outro lado, já deram declarações celebrando os resultados do referendo.

Festa prematura?

Ao todo, 6,5 milhões de bolivianos estavam habilitados a votar.© Copyright British Broadcasting Corporation Ao todo, 6,5 milhões de bolivianos estavam habilitados a votar.

Em entrevista coletiva em La Paz, o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, diisse que projeção do instituto Ipsos Mori indicava um "claríssimo empate técnico eleitoral" e que "metade do povo boliviano optou pela modificação da Constituição".

Para o vice-presidente, as comemorações (da oposição) são prematuras - ele disse que os números iriam se modificar de "maneira drástica", porque as pesquisas não consideram votos no exterior e de comunidades rurais, onde o governismo, disse ele, "sempre tem maior pontuação".

A consulta teve como objetivo verificar se os bolivianos estão de acordo com uma mudança na Constituição para que Morales possa se candidatar nas eleições presidenciais de 2019. Ao todo, 6,5 milhões de pessoas estavam habilitadas a votar.

Centro da Justiça Eleitoral faz o cômputo dos votos na Bolívia© Copyright British Broadcasting Corporation Centro da Justiça Eleitoral faz o cômputo dos votos na Bolívia

O presidente pretende concorrer e prorrogar sua estadia no poder até 2025. Caso seja derrotado no referendo, sua gestão irá até janeiro de 2020.

Morales iniciou seu governo em janeiro de 2006 - e cumpriu uma década no poder no mês passado.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital