Fotografo: Assessoria de Imprensa
...
Foto reunião

A reunião aconteceu na Câmara Municipal nesta terça-feira 17/09 onde estiveram presentes o prefeito Sirineu Moleta, vários secretários municipais, vereadores, diretores das escolas e representantes da comunidade que se reuniram com o coordenador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pedro Spoladore Ferreira de Sorriso e Willian Foschiera chefe da agencia do iBGE de Sinop, para falar do Censo Demográfico 2020.

Para o coordenador do IBGE, Pedro Spoladore, o Censo tem como objetivo coletar informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementações de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo, quanto da iniciativa privada, ações e planejamento para o futuro. ‘’O sucesso do Censo consiste em incluir as parcerias com as autoridades e com a comunidade local, neste sentido o IBGE precisa, mais do que nunca, do apoio das Prefeituras para o sucesso do nosso trabalho’’, afirma Pedro.

Já para prefeito Sirineu, o Censo Demográfico é fundamental para o bom andamento da gestão municipal. ‘’A importância de se  fazer a contagem populacional em município é muito grande já que tivemos uma perca no último senso, o que acarretou em uma queda de  0.8 para 0.6 na arrecadação do município, por este fator deixamos de receber mensalmente cerca de R$ 100.000,000 mensais. Assim, nós precisamos desses números atualizados para melhorar a  arrecadação do nosso município’’, conclui o prefeito

A reunião teve como pauta o apoio logístico para a dimensão territorial, apresentação de mapas municipais que auxiliarão a coleta de dados, as necessidades de apoio no posto de coleta, tais como cessão de espaço e internet, e apoio de equipe de recenseadores e supervisores, entre outros.

O Censo Demográfico está previsto para agosto de 2020, e contará com contratações de seletivos para trabalhar na coleta dos dados, as vagas e as quantidades ainda serão divulgadas em edital pelo site e as redes sociais da prefeitura de Tabaporã. O Censo será realizado pelo IBGE.