Fotografo: Reprodução/google
...
Foto meramente ilustrativa

O engenheiro agrônomo da EMPAER Igor Murilo, disse a rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, que no dia primeiro de outubro, o início da estação chuvosa iniciou efetivamente

Na segunda quinzena de Setembro, choveu em Juara em torno de 125 mm e em alguns locais com a presença de ventos fortes, o que é o sinal do início das chuvas.

De acordo com as marcações pluviométricas, o engenheiro informou que no dia primeiro de outubro choveu 60mm em Juara (zona Urbana) e até mais em regiões do interior e que a tendência agora é estabilizar.

Em relação ao ano passado a chuva começou um pouco mais cedo, no mês de agosto e nesse ano iniciou em setembro.

Outro ponto observado é que em 2018 aconteceram chuvas espaçadas durante a seca e em 2019 isso não aconteceu. Foram 130 dias sem chuvas, disse.

Em relação à agricultura, Igor informou que esse volume de chuva que somam 200 ml, até o dia 01, é uma quantidade suficiente para iniciar o plantio e ter uma brota. “Qualquer tipo de plantio”, informou.

A tendência é aumentar cada vez mais o volume de águas e a quantidade de vezes que chove. O acúmulo de nuvens no céu demonstra essa mudança climática, finalizou.