Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 07:38
Moeda
Dólar - BRL 5.2424
Libra - BRL 6.5317
Euro - BRL 5.5911
Bitcoin - BRL 209250,95

05/01/2022 as 22:21 | por Portaldoarinos |

O ano de 2021 teve maior número de mortes por afogamento em Juara e região noroeste

O número de ocorrências nesse sentido é considerado alto.

Fotografo: reprodução/portaldoarinos
...
Foto meramente ilustrativa

Durante o ano de 2021, o número de afogamento registrado pela 14ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Juína totalizou 18 incluindo todos os 19 municípios pertencentes a essa região. O número de ocorrências nesse sentido é considerado alto.

Os maiores Rios da Região como Rio Arinos, rio Juruena, rio Guariba, rio Aripuanã são os mais frequentados pela população banhista e isso aumenta o maior risco de afogamento. Os atendimentos de ocorrências nesse sentido foi maior do que as outras ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, conforme soldado Calazans.

Ainda segundo Calazans, contudo, os afogamentos não ocorreram somente nesses rios, mas também em pequenos rios e lagos da região.

Sobre isso, todo ano, o corpo de bombeiros tem feito alerta para as pessoas sobre os riscos dos locais de banho, e até mesmo ao atravessar rio, lagos com embarcações para usar o colete salva vida.

A ocorrência de afogamento exige conhecimentos na parte técnica e física por parte dos bombeiros que tem conhecimento específicos de mergulhos que são feitos durante a formação na academia.

Além disso, dois profissionais da 14ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Juína são especializados em Mergulho autônomo é aquele que o mergulhador faz com o uso de um equipamento, diferente do mergulho em apneia, onde usamos apenas os pulmões, e para melhor qualificar esses profissionais, eles passaram por cursos em Cuiabá, Rio de Janeiro, no Estado de Goias e Brasilia.

Dicas de prevenção:

O soldado Calazans deixa uma alerta ressaltando que os rios da nossa região têm ambientes enormes onde não há a presença ativa dos guarda-vidas em toda extensão, então é necessária a percepção do próprio banhista em reconhecer o grau de periculosidade do local.

Há uma presença maior de fortes correntezas laterais onde não há uma zona de escape, por isso, muitas vezes quando a pessoa é arrastada, há uma dificuldade de salvamento.

Considerando que normalmente as águas de lagoas costumam ser mais tranquilas, porém escuras. Além de esconderem sua real profundidade e não terem um fundo plano, os banhos em lagoas envolvem uma série de riscos, como pedras, galhos e outros obstáculos, onde o banhista poderá ficar preso, se machucar no mergulho, além da água doce dispor de uma densidade menor, ou seja, afunda-se com mais facilidade. Cada uma dessas variáveis individualmente já poderão causar um incidente e quando somadas, normalmente se chega ao óbito.

Sempre procure tomar banho próximo a guarda-vidas, caso não tenha, procure informações sobre o local, profundidade, correnteza e nunca deixe crianças desacompanhadas.

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital