Fotografo: Portaldoarinos/Soan de Barros
...
Nicanor Mariano

O Presidente da Associação Aproter da linha V do P.A Vale do Arinos, senhor Nicanor Mariano disse que desde 2004, os moradores daquela localidade vem lutando pela regularização fundiária do assentamento, fato que ainda é um sonho e gera muitas expectativas, porque, segundo ele, o maior gargalo é a questão das multas de alto valor que foram aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Ao todo foram feitas mais de 90 multas e elas são difíceis de derrubar, conforme disse Nicanor ao ressaltar que já fez viagens a Cuiabá e apresentou essas multas ao ex-secretário de Meio Ambiente do Estado, José Lacerda, o qual disse que houve dois erros, o primeiro foi multa e segundo ter colocado na divida ativa.

Essas multas muito prejudicaram os assentados, porque o IBAMA não vem um levantamento correto e foi multando e a maioria delas é mais alto do que o próprio valor da terra, o que foi classificado como um absurdo por parte dos assentados, explicou Nicanor.

Tudo já foi pago, bem como topografia, georeferenciamento e cadastro ambiental rural (CAR) com objetivo de adiantar o processo de regularização, mas os empecilhos ainda continuam.

“Um dos problemas é que existe assentamento que foi feito com 212 famílias e hoje tem 280, e com isso alguém terá que ficar de fora assim que o processo foi concretizado, mas nós estamos buscando junto aos políticos e as autoridades competentes uma forma de legalizar que não atinja em “cheio” os moradores desses assentamentos”, disse Nicanor.

Nicanor agradeceu o empenho dos vereadores que lutaram e ainda estão dedicando a essa causa nobre em prol de todos os assentados e foram à Brasília para tentar resolver essa questão e acredita que com paciência, tudo será resolvido.