Cidadão Repórter

(66)984617945
Juara(MT), Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2021 - 19:24
06/10/2021 as 07:05 | Por Portaldoarinos/BeatrizSchaffer | 605
Mulheres que fizer prevenção no Outubro Rosa em Juara concorrerão a brindes e terão café da manhã
É importante informar que o exame de prevenção é totalmente gratuito e feito em todas as unidades de saúde pública.
Fotografo: Portal do Arinos
Equipe de trabalho

Com a finalidade de incentiva as mulheres a fazerem o tratamento preventivo e diagnóstico precoce do câncer de mama, a prefeitura de Juara através da secretaria municipal de saúde e suas respectivas unidades de saúde dos bairros da cidade (UBSs) já lançou a Campanha Outubro Rosa 2021.

A coordenadora de atenção básica da saúde pública de Juara, Angélica Lelis explica que o objetivo é conscientizar as mulheres, e isso se torna muito importante, até porque devido a pandemia do novo coronavirus (Covid-19) impossibilitou a realização da campanha no ano passado.

Para a campanha Outubro Rosa 2021, todas as mulheres que fizerem o exame preventivo em sua unidade de saúde estarão concorrendo a brides, e para incrementar ainda mais essa campanha, no dia 27 de outubro será servido um café da manhã em cada unidade de saúde.

O evento será às 08:00h nos PSFs, Parque Alvorada, Jardim América e Porto Seguro, Santa Cruz, Jardim Paranaguá e Jardim California. É importante informar que o exame de prevenção é totalmente gratuito e feito em todas as unidades de saúde pública.

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo o mês de outubro, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e o objetivo é incentivar como esses exames são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática, assim explicou a enfermeira Marlene Barbosa responsável pelo PSF do bairro Santa Cruz.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil