Fotografo: Reprodução/google
...
foto meramente ilustrativa

Segundo dados divulgados recentemente por pesquisadores Perfil da Pecuária no Brasil 2019, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), o município de Juara situado ao noroeste do Estado de Mato Grosso, na região do Vale do Arinos aparece com um dos maiores rebanho do Estado. Outros dois são, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade, todos no oeste do estado.

Os 03 municípios acima citados tiveram juntos, em 2018, a criação de mais de 3 milhões de cabeças de gado.

Além de Juara, outros 07 municípios do Brasil em Mato Grosso também estão entre os maiores rebanhos.

Mato Grosso fechou o ano com o maior rebanho do país, com aproximadamente 30 milhões de cabeças de gado, o que representa 13,9% do rebanho brasileiro. Nos últimos 10 anos essa atividade econômica teve um crescimento de 16,2% no estado.

Zona livre de febre aftosa desde 2001, Mato Grosso também é o primeiro no ranking quando se fala em área de pastagem, com 21 milhões de hectares. O 2º colocado é Minas Gerais, com 18 milhões de hectares.

Segundo o Perfil da Pecuária, em 2018 houve um crescimento de 6,9% nos abates, que chegou a 44,23 milhões de cabeças, e consequentemente, no volume de carne bovina produzida, que superou os 10 milhões de toneladas. Desse total, 20,1% foi exportada e 79,6% foi destinada ao mercado interno, responsável por um consumo per capita de 42,12kg/ano.