Cidadão Repórter

(66)984617945
Juara(MT), Sábado, 06 de Março de 2021 - 08:50
22/11/2018 as 11:20:52 | Por Portaldoarinos/Soan De Barros | 1196
Inauguração do Museu Municipal em Juara terá 4ª feira de cultural de economia criativa, diz Saulo
O projeto foi aprovado pela Câmara de vereadores.
Fotografo: Reprodução/portaldoarinos
Saulo Augusto Idealizador

O Projeto de Lei do Legislativo nº 004/2017 que criou o Museu do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Etnocultural, Natural e Artístico do Vale do Arinos foi aprovado com dispensa de pareceres e regime de urgência em Sessão Ordinária da Câmara de vereadores de Juara na noite desta quarta-feira, 21 de novembro.

O vereador Leandro Cavichiole (Leo Boy, PR) explicou que houve apenas três alterações no projeto, sendo a inclusão de 03 pessoas de etinia indígenas e mais uma de afro como forma de valorização das classes sociais.

Também foi alterado o local, que a principio seria na antiga biblioteca municipal, na Avenida José Alves Bezerra e agora ficou definido que será no prédio da Praça dos Colonizadores, antiga sede da Companhia da Polícia Militar.

O museu poderá firmar convênios com entidades públicas e privadas e afins e o Conselho Curador será o órgão soberano e com as novas alterações ficará composto da seguinte forma:

Três (03) representantes do Poder Executivo;

Um (01) representante do Poder Legislativo, devendo ser vereador;

Três (03) representantes do quadro efetivo da UNEMAT;

Três (03) representantes do Instituto de Educação, Cultura e Meio Ambiente (ECUMAM) e

Um (03) representante das etnias indígenas existentes no município de Juara.

Um (01) representante da etnia afro

O pesquisador e idealizador da ideia, Saulo Augusto de Moraes, que é coordenador do Museu do Vale do Arinos falou com propriedade sobre a inauguração da entidade que está marcada para o dia 07 de dezembro.

Ele explicou que tudo começou com estudos através de um grupo de voluntários, que com ajuda de outras pessoas e através de estudos, buscaram móveis e algumas peças que foram catalogadas para o Museu, e a melhor forma foi o envolvimento de toda sociedade tanto de Juara, como de toda a região do Vale do Arinos.

Essa é uma maneira de resgatar nossa historia e preserva-la colonização, seus pioneiros, seus fundadores, no qual Saulo fez questão de agradecer e enaltecer o apoio recebido de toda comunidade juarense e colaboradores, bem como a Casa de Leis e seus vereadores que aprovaram o projeto, entendendo a importância dessa entidade para Juara e região.

Saulo ressaltou que durante o ato de inauguração que antecede a data do aniversário de Juara haverá festividades aberto à visitação pública, com a 4ª feira de cultural de economia criativa, materiais artísticos, bazares, praça de alimentação, seminário de educação ambiental com publicação cientifica, e outras atrações.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil