Fotografo: Midianews
...
A PEC começou a tramitar na sessão desta terça-feira

Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi apresentada, na noite desta terça-feira (4), para antecipar a eleição da Mesa Diretora da Assembleia, prevista para o início de setembro.

Segundo apurou o MidiaNews, a PEC, que já conta com o apoio de 13 parlamentares, não tem estipulada uma nova data para a eleição, mas provavelmente a definição será para o final de junho.

O principal motivo da mudança é a gestação da deputada estadual Janaina Riva (MDB), favorita para disputar o cargo de primeira-secretária numa chapa encabeçada pelo presidente Eduardo Botelho (DEM), que irá à reeleição.

A eleição em setembro coincidiria com o período em que Janaina deve dar à luz, o que a impediria de participar ativamente das articulações.

Outro motivo que também pesou para a definição da PEC é que se a eleição da Mesa ficasse para setembro, iria se embaralhar com as eleições municipais, fato que poderia tumultuar o processo na Assembleia.

A PEC começou a tramitar na sessão desta terça-feira, e terá um rito específico, como cumprir dez sessões e ser analisada por comissões parlamentares.