Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 08:04
Moeda
Dólar - BRL 4.993
Libra - BRL 6.3091
Euro - BRL 5.3918
Bitcoin - BRL 209250,95

14/09/2021 as 20:51 | por Fundecitrus |

Falta de chuvas e geadas reduzem safra de laranja, reestimada em 267,87 milhões de caixas

Fundecitrus projeta produção de aproximadamente 26 milhões de caixas a menos que a expectativa inicial, com frutos miúdos e alta taxa de queda

Fotografo: Fundecitrus
...
Foto meramente ilustrativa

A safra de laranja 2021/22 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/ Sudoeste Mineiro é reestimada em 267,87 milhões de caixas. Em comparação à expectativa inicial, divulgada em maio, a redução é de 26,30 milhões de caixas, o equivalente a aproximadamente 9%. O clima foi o principal fator que impactou o número, com a combinação da intensa falta de chuvas e as geadas ocorridas em julho.

O levantamento, realizado pelo Fundecitrus em parceria com a Markestrat, FEA-RP/USP e FCAV/Unesp, revela que as laranjas estão excessivamente miúdas e que a queda prematura de frutos atinge um de seus maiores índices.

“Esses fatores fazem a projeção recuar aos mesmos patamares da safra passada, que também foi bastante prejudicada por condições climáticas desfavoráveis e se encerrou em 268,63 milhões de caixas, apesar da carga de frutos atual ser 12,5% maior devido à bienalidade positiva”, explica o coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Vinícius Trombin. “Os dados são atípicos e mostram uma gradual piora da safra, que vem sendo constatada à medida que as colheitas avançam”, completa.

Impacto climático

A principal causa desta acentuada queda da safra é a piora no regime de chuvas, que já se configura na mais grave crise hídrica ocorrida no Brasil nos últimos 91 anos, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Volumes abaixo da média histórica já eram previstos, porém o déficit hídrico foi muito mais drástico e afetou todas as regiões do parque (veja no gráfico abaixo). “Uma seca como esta nunca havia sido vista no cinturão citrícola e está impactando fortemente os pomares de sequeiro, especialmente os mais adensados e com porta-enxertos menos tolerantes ao estresse hídrico”, destaca o gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres.

Até mesmo os pomares irrigados, que abrangem mais de 30% da área total do cinturão citrícola, estão sofrendo com a seca, pois, em muitos casos, não há água suficiente para atender completamente à demanda desses pomares.

As geadas, que ocorreram de forma abrangente no estado de São Paulo, afetaram principalmente talhões localizados em baixadas, que tem relevo e microclima mais suscetível. Em casos isolados, foram severas e chegaram a provocar a morte de plantas, sobretudo, as mais jovens, mas, no geral, causaram danos nas folhas, ramos e frutos.

“Ressaltamos que esses dados da primeira reestimativa são uma fotografia do momento atual, e que as chuvas devem se reestabelecer dentro da normalidade em meados de outubro”, completa Ayres.

Queda e tamanho dos frutos

A projeção da taxa de queda de frutos sobe de 20,50% para 20,90% em média considerando todas as variedades, devido à intensidade do déficit hídrico, geadas e pressão de pragas e doenças.

E o tamanho médio projetado dos frutos passa de 259 para 283 frutos por caixa, peso de 144,2 gramas cada, 14,7% menor do que as das últimas cinco safras (média de 169 gramas).

Diante disso, e como a perspectiva é de que as condições climáticas adversas permaneçam até o encerramento das colheitas, o tamanho e a queda de frutos deverão chegar aos níveis mais críticos do histórico.

“Se este cenário for confirmado, não há o mais o incremento da safra atual em relação à temporada passada, que até então era de 9,51%, considerando a estimativa de maio. O volume deve ser menor que o produzido na temporada anterior [-0,28%]”, salienta Trombin.

A segunda reestimativa de safra será divulgada em 10 de dezembro.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital