Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 05:11
Moeda
Dólar - BRL 5.2036
Libra - BRL 6.4365
Euro - BRL 5.5439
Bitcoin - BRL 209250,95

14/08/2015 as 10:50:35 | por VEJA |

EUA acreditam que EI pode ter usado gás mostarda em ataque no Iraque

Síria e Iraque são as duas origens mais prováveis do armamento químico.

Fotografo: Reuters
...
Forças de segurança do Iraque tentam impedir o avanço dos terroristas do Estado Islâmico na cidade de Ramadi

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos acredita que o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) pode ter usado pela primeira vez gás mostarda em um ataque contra forças curdas esta semana no Iraque, informou nesta sexta-feira a imprensa americana. O The Wall Street Journal e a emissora NBC citaram funcionários não identificados do Pentágono que dão credibilidade às denúncias de um grupo de cerca de 60 militantes curdos que em um combate contra o EI foram atacados com armas químicas que lhes causaram ferimentos na garganta, pulmões e olhos.

O ataque aconteceu na noite da quarta-feira, a 64 quilômetros ao sudoeste de Erbil, no norte do Iraque. Os funcionários explicaram aos meios de comunicação que o EI poderia ter obtido o gás mostarda na Síria - país que admitiu em 2013 dispor de grandes quantidades de armamento químico, mas se comprometeu a desfazer-se dele. Outra possibilidade, apontaram os oficiais do Pentágono, é que se trate de arsenal obtido no Iraque pertencente ao regime de Saddam Hussein e que não foi destruído após a invasão americana.

Síria e Iraque são as duas origens mais prováveis do armamento químico, do qual o Departamento de Defesa já tinha ciência que poderia estar em poder do EI, inclusive antes de receber a informação sobre o ataque às forças curdas. O gás mostarda, majoritariamente conhecido pelo uso que se fez dele na I Guerra Mundial, pode causar cegueira e problemas respiratórios, mas só resulta mortal em quantidades muito elevadas.

Se for confirmado o uso de agentes químicos como o gás mostarda por parte do EI, a luta contra o autoproclamado califado no Iraque e na Síria adquiriria novas dimensões, já que os EUA precisariam treinar seus aliados no território para se defender destes ataques e, possivelmente, oferecer-lhes material protetor.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital