Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 16:23
Moeda
Dólar - BRL 5.1976
Libra - BRL 6.43
Euro - BRL 5.5391
Bitcoin - BRL 209250,95

02/02/2016 as 09:39:12 | por RFI |

Eleições presidenciais mais imprevisíveis dos EUA começam nesta segunda

Eleições presidenciais mais imprevisíveis dos EUA começam nesta segunda

Fotografo: Divulgação
...
© Fournis par RFI

As eleições presidenciais começam oficialmente nesta segunda-feira (1) com as primárias de Iowa. Oito anos depois, as pesquisas mais recentes apontam novamente para uma disputa voto a voto entre os democratas, uma vez mais com Hillary Clinton aparecendo como a favorita dos eleitores

Eduardo Graça, correspondente da RFI em Nova York

O Iowa é um estado rural, localizado no coração da chamada América Profunda, com menos de 3 milhões de habitantes, em sua imensa maioria de brancos caucasianos, nada representativa do restante do país, e com uma expectativa de apenas 250 mil eleitores comparecendo às urnas, divididos entre o campo democrata e o republicano.

No entanto, a primazia de iniciar a competição pelo cargo eletivo mais importante do planeta e o fato de ser um estado sem preferência clara entre direita e esquerda, dão a Iowa o poder de indicar tendências. Basta lembrar da primária democrata de 2008, quando Barack Obama surpreendeu a todos terminando à frente de Hillary Clinton. Deu no que deu.

Pesquisas mostram Hillary Clinton como favorita, mas situação pode mudar

Oito anos depois, as pesquisas mais recentes apontam novamente para uma disputa voto a voto entre os democratas, uma vez mais com Hillary Clinton aparecendo como a favorita dos eleitores mais idosos e centristas, só que desta vez com a ex-secretária de Estado concorrendo, na prática, ironicamente, como a representante de um terceiro mandato de Obama.

Seu opositor direto é o senador socialista Bernie Sanders, favorito dos mais jovens e da ala esquerda do partido. O ex-governador de Maryland Martin O’Malley está muito atrás. Entre os republicanos, a disputa é entre o bilionário Donald Trump, à frente em todas as pesquisas, e os senadores conservadores Ted Cruz e Marco Rubio. Os três disputam o voto dos evangélicos, que devem decidir o vitorioso no flanco da oposição.

Primárias podem confirmar favoritismo de Sanders

Iowa poderá confirmar a surpreendente ascendência dos insurgentes - Bernie, de um lado, e Trump e Cruz, do outro - ou fortalecer políticos mais afinados com o comando dos dois partidos, como Hillary, Rubio e Bush.

É tão importante quanto a confirmação do fenômeno Trump será a posição dos três moderados republicanos, os governadores John Kasich e Chris Christie e o ex-governador Jeb Bush. Não será surpresa se pelo menos um deles anunciar o fim de sua candidatura após os resultados de Iowa.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital