Fotografo: Reprodução/portaldoarinos
...
Prefeito Carlos Sirena

Demonstrando humildade, transparência e competência, o prefeito de Juara Carlos Amadeu Sirena detalhou em entrevista a Rádio Tucunaré, de que forma foram gastos os recursos no valor de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) provenientes de uma ação judicial oriundo do ISSQN da construção do complexo hidrelétrico Apiacás, construído na divisa dos dois municípios de Alta Floresta com Juara.

Os recursos, segundo o prefeito, entraram nos cofres da prefeitura no final do ano de 2018, contudo a ação foi impetrada ainda na gestão do ex-prefeito, Edson Piovesan, o qual Carlos Sirena enalteceu a ideia.

Câmara de Vereadores de Juara aprovou por unanimidade, na sessão ordinária de quarta-feira, dia 20 de março, um Requerimento de autoria do presidente da casa, vereador Léo Boy cobrando esclarecimentos da prefeitura e do prefeito Carlos Sirena sobre esses gastos e valor recebido.

O prefeito detalhou passo a passo todos os procedimentos realizados e como foi gasto parte do dinheiro desse recurso e apontou que todas as despesas e gostam pagas com esses valores foram necessárias para que prefeitura não tivesse sua certidão negativa, o que lhe impediria de ser contempladas com recursos de convenio do governo federal e estadual.

Veja como foram gastos partes desse recurso:

Dívidas herdadas foram pagas

“Temos que ter a noção clara da situação que herdei o cargo, com quase 7 milhões de reais em dívidas”, disse.São restos a pagar, que vem de gestões anteriores que vinham se acumulando e aqui não quero penalizar ninguém, ressaltou. 

O prefeito disse que o gestor poderia não querer pagar as dívidas, porem não é bem assim, porque temos que obedecer a idade cronológica dessas dívidas e “eu optei amenizar as dívidas do município e ao mesmo tempo estou  tentando investir preparando para o futuro “, disse. 

Pagamento de advogado da causa

Em novembro de 2018 esse dinheiro de 3 milhões de reais entrou para conta livro. Um advogado tributarista foi contratado para poder ajuizar essa ação e defender os direitos de Juara, com contrato de risco e como Juara recebeu essa parcela a prefeitura pagou o prestador de serviço de acordo com o contrato firmado de 13% sobre valor recebido em torno de 400 mil reais. 

"Esse dinheiro que entrou é igual um gota de água numa chapa quente", ele evaporou, disse. 

Pagamento dos médicos 

O governo do Estado estava devendo para o consórcio mais de 1 milhão e 800 mil reais e "com isso evitamos que os médicos ficassem sem receber e a saúde tivesse paralisação, pois usamos esse dinheiro para cobrir os salários em torno de 500 mil reais", disse. 

Multa SEMA 

Juara tinha uma multa da Sema e que precisava ser paga de forma imediata no valor de mais de 600 mil reais parcelada, mas o gestor optou quitar a vista o valor de 130 mil reais e liquidou dando uma economia ao município de mais de 450 mil reais e sanou a questão de  das certidões da prefeitura, que estavam bloqueadas, pois isso impede os convênios serem recebidos e portan o município é obrigado a quitar para liberar as certidões e a Prefeitura e ter as condições de receber mais recursos de Convênios. 

Pagamento de desapropriação para esgoto 

Em consulta ao  Ministério Público em consulta, Sirena obteve a informação que estava obrigado a recolher valor de uma área desapropriada, com destino de servir para a segunda etapa da estação de esgoto de Juara, pois a concessionária não podia dar andamento na execução da 2º etapa de esgoto , pois a área que estava em litígio devido o valor estar muito aquém do real e o juízo aguardava, que a prefeitura depositasse o valor adequado e isso foi feito, e portanto, foram pagos essas diferenças, porque existe uma discordância em relação ao valor 90 mil reais, e para dar continuidade a esse projeto de saneamento básico, que é importante para a cidade foi feita a proposta, que foi homologada pelo Poder Judiciário com mais 200 mil e reais, explicou.  “Na minha concepção, dívida boa é dívida paga”, disse. 

Pagamento de folha mais cedo 

O salário foi pago no dia 30 de dezembro, que normalmente é dia 6, mas fizemos o possível para pagar o mais cedo possível para facilitar a vida do Servidor, estímulo ao comércio local feito, disse. 

Restam 1 milhão e 200 mil reais em caixa

Além de fornecedores, folha, medicamentos e outros fizeram o possível para chegar ao final do ano com o mínimo possível de restos a pagar e no momento, existem um milhão e duzentos mil reais em caixa. “Alguém pode questionar a gestão, mas é o meu sistema”, considerou.   

Aquisição de mais um caminhão de Lixo novo

Mais um novo caminhão de lixo deverá chegar por volta do mês de abril no valor de 304 mil reais , anunciou  Carlos Sirena a reportagem da Rádio Tucunaré. 

Operação Tapa-Buracos 

Com final das chuvas, as ruas de Juara que tiverem muitos buracos precisam ser tapados e por isso, uma licitação foi aberta para que uma empresa ganhasse para fazer o tapa buracos em 25 ruas no valor de R$ 273.658,90. 

Estradas em Paranorte 

Uma das estradas dá do Distrito de Paranorte  precisa dos recursos para restauração e será atendida. 

O prefeito Carlos Sirena ao encerrar, reafirmou que não há a nada a esconder , que tudo será informado tantas vezes forme solicitadas, que esta com seu gabinete aberto para Vereadores, promotoria e população em geral que queira conhecer onde está o dinheiro público e que vai dar ciência ao promotor por sua iniciativa, da segunda explicação que a Câmara está pedindo e de todos os demais atos, pois não tem nada a esconder.