Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 04:49
Moeda
Dólar - BRL 5.1473
Libra - BRL 6.4392
Euro - BRL 5.5192
Bitcoin - BRL 209250,95

10/10/2021 as 20:57 | por Portal Do Arinos |

Associação Serra Grande reuniu com lideranças em Nova Bandeirantes sobre o projeto Titula Brasil

Para isso, nesse momento é muito importante o Idealismo social de todos.

Fotografo: Marco Antônio Pereira
...
Foto do fato
Uma reunião realizada na semana passada no Municipio de Nova Bandeirantes entre a diretoria da Associação Serra Grande, representante da Empaer, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juara e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) representado pela Dra Cláudia marcou o início dos trabalhos de referentes a regularização fundiária de várias comunidades pertencente a essa localidade sobre o projeto Titula Brasil.
 
Em breve deverá ser marcada uma reunião com os representantes de cada comunidade dessas localidades para juntos discutirem os assuntos pertinentes para concretizar a titularização dos lotes e conquistar melhorias para todos.
 
Ativada oficialmente de forma litigia desde o ano de 2004, a Associação Serra Grande vem lutando para conquistar os direitos dos assentados buscando de forma legal parcerias junto aos órgãos públicos.
 
O Presidente Marco Antônio Pereira que representa a população daquela localidade em nome da Associação Serra Grande explica que está filiado na entidade desde o ano de 2015.
 
Ele ressaltou a importância das parcerias constituídas nesse ano de 2021 entre a prefeitura do Município de Nova  Bandeirantes e Juara, que  aos poucos tem viabilizado trabalhos de reabertura de estradas, consertos e reparos de pontes que estavam em péssimas condições de trafegabilidade.
 
Agora entra uma nova era que é a luta para a titularização dos lotes que deverá ser feito através do Programa Titula Brasil, programa do governo federal. Eles pretendem averbar um grande gel e titular todos os assentados que precisam desse documento.
 
Para isso, nesse momento é muito importante o Idealismo social de todos.
 
“Eu como presidente dessa importante Associação que representa os produtores e moradores da Serra Grande, jamais vou deixar averbar algo que venha infringir a entidade, e digo mais, se eu não for capaz de fazer o melhor para nossa população, eu entrego a chave e passo a bola para outras pessoas que tenham competência e queiram resolver o problema, porque eu estou aqui  brigando pelo bem social de todos”, disse Marco Antônio.
 
Sobre o Programa:
 
O Programa do governo Federal denominado de Titula Brasil entrou em vigor em 10 de fevereiro de 2021 e visa permitir que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) agilize os processos de regularização fundiária e de entrega de títulos para assentamentos da reforma agrária a partir de parcerias com as prefeituras.
 
Os municípios onde existem terras rurais da União aptas a regularização fundiária ou assentamentos da reforma agrária já podem acessar a página do Programa Titula Brasil e preencher o formulário de adesão ao programa.
 
Na página, as prefeituras vão encontrar as orientações para a elaboração do plano de trabalho e posterior assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o INCRA visando efetivar as atividades previstas na Lei 11.952 de 2009, que disciplina a regularização fundiária em terras rurais da União.
 
Adesão
 
Para aderir ao Programa, a prefeitura terá que preencher o formulário na página do Incra. Os técnicos vão informar sobre os assentamentos e terras da União aptas a regularização para fundamentar o Plano de Trabalho do município. Somente após aprovação do Plano é que será assinado o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as partes.
 
Após a assinatura do ACT será criado o Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF), formado por representantes do INCRA e dos municípios. Antes de iniciar a coleta de informações, os integrantes do NMFR serão treinados e capacitados pelo INCRA.
Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna
Pode ser uma imagem de texto que diz "ASG Associação Grande Comunitária RuralSerra Rur/(on ASG ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA RURAL SERRA GRANDE CNPJ 08.897.020/0001-19"

Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital