Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 07:52
Moeda
Dólar - BRL 5.1327
Libra - BRL 6.3835
Euro - BRL 5.4896
Bitcoin - BRL 209250,95

23/01/2016 as 08:14:59 | por Acácio Gomes |

Anaurilândia: Ministério Público vai acompanhar destinação de recursos.

Anaurilândia: Ministério Público vai acompanhar destinação de recursos.

Fotografo: Arquivo
...
As recomendações foram feitas pelo promotor Allan Thiago Barbosa Arakaki

De acordo com publicação presente no Diário do Ministério Público (MP) do Estado de Mato Grosso do Sul desta sexta-feira (22), a Promotoria de Justiça abriu procedimento administrativo para acompanhar a destinação de recursos, oriundos dos depósitos judiciais, na Prefeitura Municipal de Anaurilândia. De acordo com as recomendações, o Poder Executivo terá prazo de 20 dias para esclarecer sobre as quantias transferidas.

Segundo o Ministério Público, a medida visa estabelecer medidas preventivas com relação à forma como os recursos serão utilizados pela municipalidade. “CONSIDERANDO que o município de Anaurilândia aguarda o recebimento de aproximadamente R$ 15.475.197,57 em virtude dos depósitos judiciais, o que justifica a adoção de medidas preventivas a fim de se garantir e resguardar o cumprimento efetivo da destinação vinculada de tal verba”, diz um trecho do documento.

Prefeito de Anaurilândia deverá estar atento ao gasto dos valores, afirma MP - Imagem: Arquivo

Uma das recomendações da Promotoria de Justiça é direcionada ao prefeito para que ele atente-se ao gasto dos valores, oriundos dos depósitos judiciais, fazendo cumprir a destinação específica daquele recurso público. Caso seja destinado o recurso também para satisfazer as despesas de capital, que a lei orçamentária do ente municipal preveja dotações suficientes para o pagamento da totalidade dos precatórios judiciais exigíveis no exercício e não remanesçam precatórios não pagos referentes aos exercícios anteriores e o ente federado não conte com compromissos classificados como dívida pública fundada.

O MP solicita ao prefeito que realize, se for o caso, os investimentos de infraestrutura dentro da limitação de até 10 % da parcela que for transferida para a constituição de Fundo Garantidor ou de outros mecanismos de garantias previstos em lei. Abstenha-se de dar finalidade diversa ao recurso público, oriundo dos depósitos judiciais, preenchendo todas as exigências legais, sobretudo, se for aplicar em despesas de capital. “Fica a autoridade devidamente advertida de que o descumprimento desta recomendação, ensejará o ajuizamento de ação de improbidade administrativa por parte do órgão ministerial quanto à inobservância dos princípios administrativos da legalidade e da moralidade”, diz o órgão.

 

A Promotoria de Justiça requisita ainda ao prefeito Vagner Guirado que esclareça a quantia que foi transferida para as contas do município e os valores correspondentes aos depósitos judiciais, discrimine o valor a ser destinado, os projetos e cronograma de execução destes, justificando o ato da municipalidade nas finalidades, forneça a relação atualizada dos precatórios, inclusive dos vencidos e a vencer neste exercício financeiro, em ordem cronológica, identificando o beneficiário e com o valor atualizado, bem como informar se há dívidas, pendentes ou renegociadas, com a Previdência Social.

Ainda segundo o Diário do Ministério Público, outra das recomendações é destinada aos vereadores da cidade, na pessoa do presidente da Câmara Municipal, Wilson da Silva, para que os edis fiscalizem o emprego e a destinação dos recursos oriundos dos depósitos judiciais e que abstenham-se de aprovar lei municipal que venha contrariar a finalidade específica do recurso originário dos depósitos judiciais. O documento publicado no Diário do Ministério Público é assinado pelo promotor de Justiça da Comarca de Anaurilândia, Allan Thiago Barbosa Arakaki. 

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital