Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 07:10
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3371
Euro - BRL 5.4098
Bitcoin - BRL 209250,95

28/08/2015 as 10:47:21 | por Ansa Brasil |

Acusado de pedofilia, Wesolowski morre no Vaticano

Wesolowski seria o 1º membro da Igreja a ser julgado pelo crime.

Fotografo: EPA
...
Wesolowski morreu antes de ser julgado pelos crimes

O ex-núncio apostólico na República Dominicana e ex-arcebispo de Cracóvia Józef Wesolowski, 66 anos, foi encontrado morto na madrugada desta sexta-feira (28). O polonês era acusado de diversos crimes relacionados à pedofilia e seria o primeiro integrante da Igreja Católica a ser julgado por tais ações.

"Nas primeiras horas desta manhã, foi encontrado morto em sua residência no Vaticano o monsenhor Wesolowski. Rapidamente, foram chamadas as autoridades vaticanas para os primeiros procedimentos, que indicam que a morte ocorreu por causas naturais", declarou em nota a Santa Sé.

Segundo o Vaticano, a Promotoria de Justiça já ordenou uma autópsia do corpo, "que será efetuada ainda hoje", e seus resultados serão comunicados "assim que possível". O comunicado ainda diz que o papa Francisco foi informado sobre o caso.

Fontes ouvidas pela ANSA relatam que o ex-núncio foi achado por volta das 5h da manhã (hora local), em frente a uma televisão ligada, por um franciscano do Colégio dos Penitenciários - que são os frades que fazem as confissões dos fiéis na Basílica de São Pedro. Wesolowski morava no local por ordem de Jorge Mario Bergoglio e não tinha autorização para sair da residência, sendo uma espécie de "prisão domiciliar".

O julgamento do ex-arcebispo deveria ter iniciado no dia 11 de julho, mas foi adiado porque, cerca de 24 horas antes do início dos trabalhos, o polonês teve um aumento de pressão e precisou ser internado por alguns dias em Roma.

A mando do Papa, o ex-bispo foi preso em setembro de 2014 pelas autoridades vaticanas e chegou a ir para o presídio do Estado. Porém, dois meses depois, ele foi transferido para a prisão domiciliar para cuidar de sua saúde.

O ex-núncio era acusado de abusar sexualmente de menores enquanto atuava em Santo Domingo, entre janeiro de 2008 e agostos de 2013, e de arquivar material pornográfico infantil.

Desde que anunciaram o julgamento, os juízes vaticanos afirmavam que havia motivos suficientes para iniciar o processo e que tudo estava sendo baseado em investigações realizadas pela Santa Sé sobre o caso. Ele poderia pegar até  sete anos de prisão pelos crimes.

 

Na esfera religiosa, o polonês já havia sido condenado pela Congregação para a Doutrina para a Fé pelos crimes sexuais. A sentença canônica lhe rendeu a perda do título de arcebispo e o encaminhou para responder por seus atos na Justiça.


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital