Fundado pelo jornalista Soan Barros
Em 19 de julho de 2012

Fale Conosco
(66)999638623

Juara(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 14:17
Moeda
Dólar - BRL 5.0021
Libra - BRL 6.3201
Euro - BRL 5.4054
Bitcoin - BRL 209250,95

05/10/2015 as 13:10:48 | por Conjuntura Online |

Acusado de golpe na cassação de Bernal, Amorim fala hoje (05) com Gaeco

O prefeito afastado Gilmar Olarte deve depor nesta terça-feira (06).

Fotografo: Reprodução
...
João Amorim

Sem habeas corpus acatado pela Justiça, o vice-prefeito afastado da Capital, Gilmar Olarte (PP) passou o final de semana no Presídio Militar Estadual de Campo Grande, enquanto que o outro investigado que teve a prisão provisória decretada a pedido do MPE-MS (Ministério Público de MS), o empresário João Amorim dos Santos, foi liberado no final da noite de sexta-feira, em decisão acatada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), em Brasília.

De acordo com reportagem do jornalista Elvio Lopes, do jornal O Progresso, os dois serão ouvidos neste início de semana pela força tarefa do MPMS formada para investigar as denúncias de corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha apuradas pela Operação Coffee Break, desencadeada em 25 de agosto pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e que resultou na condução coercitiva de empresários, vereadores, ex-vereador e ex-secretário municipal para serem ouvidos na sede do grupo.

Segundo informações prestadas pelo coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Marcos Alex Vera de Oliveira, João Amorim será ouvido nesta segunda-feira a partir das 9h da manhã, enquanto que o prefeito afastado deve depor no mesmo horário, amanhã.

As prisões temporárias foram solicitadas, de acordo com o Gaeco, para garantir a presença dos dois acusados para os depoimentos desta semana. Marcos Alex comentou que, dependendo dos depoimentos de Amorim e Olarte, que serão confrontados com os de outras pessoas ouvidas nas investigações, poderá solicitar ao TJMS (Tribunal de Justiça do Estado), a prorrogação das prisões temporárias, ou a conversão delas em preventivas.

As investigações da Operação Coffee Break começaram depois que o MPMS recebeu, da Polícia Federal, documentos da Operação Lava Jato, instaurada para apurar fraudes em licitações e desvio de dinheiro das administrações estadual e municipal e que foram compartilhados com o Gaeco, em razão de constatados envolvimentos de Amorim e Olarte, outro empresário e vereadores, em suposto favorecimento financeiro para a cassação do prefeito Alcides Bernal (PP), em março do ano passado.

Citados em conversas telefônicas autorizadas pela Justiça na Operação Lama Asfáltica, João Amorim e Gilmar Olarte são suspeitos de serem os principais articuladores da cassação de Bernal.

Rotina

Ao deixar a sede do Garras (Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Sequestros), pouco antes da meia-noite de sexta-feira, o empresário João Amorim, que foi diretamente para sua residência, onde afirmou que passaria o final de semana, disse que vai colaborar com as investigações.

Já o vice-prefeito afastado, Gilmar Olarte, passou o final de semana no Presídio Militar Estadual, que fica no complexo penitenciário da Capital, em uma cela, com uma bíblia e um violão e recebeu, no sábado, em duas oportunidades, a visita de seu advogado, Jail Azambuja e chegou a ser vaiado por familiares de detentos que se aglomeraram em frente ao Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande.

De acordo com a direção do Presídio Militar Estadual, Olarte não tem direito a visita, a não ser de seus advogados e teve uma rotina de detento no sábado, com direito a banhos de sol pela manhã e à tarde, três refeições e conversou com Jail Azambuja sobre as estratégias de defesa, que inclui a impetração de um habeas corpus que foi encaminhado pelo TJMS ao STJ ainda na quinta-feira, data do cumprimento da decretação de prisão dele e do empresário. Amorim se entregou no início da tarde daquela data e Olarte somente na madrugada de sexta-feira.

 

Mensagens

Olarte chegou a gravar, via whatsapp, mensagens dirigidas aos fiéis da igreja em que é pastor e presidente, afirmando que as acusações que lhe são imputadas fazem parte de uma fase de sua carreira política e que vai estar junto com os irmãos e celebrar a vitória e que, assim como grandes homens da história bíblica, “que foram grandes gestores, também foram presos”.

Ele também pediu orações aos fiéis e destacou que está passando por momentos “que nos parecem ser o fim, mas o Senhor vai transformar tudo isso em glória, pois tenho certeza de minha inocência, certeza de que vamos conseguir provar e retornar ao convívio de todos”.

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da Portal do Arinos com o CNPJ 16525129000153, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (66)999638623
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital